quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Educação na zona rural.

Nas últimas décadas, observou-se, especialmente no que seria, tendencialmente, uma baixa classe média rural que muitas pessoas optavam por mudar para a cidade e assegurar os filhos o acesso á escola e para escapar, da escola rural cheia de limitações e de improvisos. 
A educação na zona rural melhorou nos últimos dez anos, mas a desigualdade ainda é grande. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômicas e Aplicadas (IPEA), a taxa de escolaridadeda juventude urbana ainda é 50% maior do que a da zona rural.
A educação no campo ainda sofre com varios problemas exemplo: falta de professores capacitados, poucas escola, transportes precários, falta de infra estrutura, ente outros, que dificulta a vida de quem quer aprender.
<>
Um dos meios de transporte para essa família chegar a escola.
Ainda encontra escola desse tipo na zona rural.

4 comentários:

  1. A educação no campo é um assunto que muito me interessa, pois, no aspecto cultural, as pessoas da zona rural possui características interessantes e experiências de vida que me chamam muito a atenção!
    Mas, em se tratando da realidade escolar no campo, com certeza há muito o que fazer, o que investir, o que melhorar, e principalmente no âmbito das perspectivas para que essa modalidade de ensino deixe de ser considerada como desqualificada.
    Existem experiências positivas de educação no campo, porém não estão presentes no cenário das políticas públicas de nosso país.
    De acordo estudos de Maria do Socorro Dias Pinheiro, "a educação do campo, possuí uma trajetória histórica relevante, que precisa ser mais estudada."
    É isso aí Deise, espero ter contribuído na construção da matéria! Parabéns pelo blog!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Esse asunto que você aborda é muito enteressante Deise, de fato a educação na zona rural não tem sido valorizada, parece que qualquer coisa que colocam lá está bom, temos péssimas escolas, péssimos livros pássimas merendas, e o professor e o aluno é obrigado a conviver com isso sem poder siquer reclamar. Gostei muito deste post.

    ResponderExcluir
  3. Deise foi muito interessante você trazer a educação no campo como um ponto primordial para se aderir as tecnologias, já que esta modalidade de ensino fica fastada de muitas formas de colocar o aluno em contato com a sociedade globalizada. Através das observações, não se pode mais afastar as crianças do campo das tecnologias, desta forma é preciso colocar estes seres em contato com o "novo".

    ResponderExcluir
  4. Vivenciei um pouco a experiência como educadora na zona rural e sua abordagem, fez com que, eu passeasse no tempo, relembrando bons momentos e as dificuldades enfrentadas na minha caminhada.
    É triste verificar que apesar dos anos e com os avanços da educação, ainda é gritante a situação dos alunos da zona rural.
    A discussão que voce ressalta no blog é pertinente e necessita de bons debates na tentativa de encontrar meios, para amenizar ou solucionar essa triste realidade da do descaso com a educação do campo.

    ResponderExcluir